UX e UI: Saiba a Importância para os usuários

UX e UI: Saiba a Importância para os usuários 25/01/2021

UX e UI: Saiba a Importância para os usuários

Quem trabalha com tecnologia já ouviu falar, pelo menos de longe, de UX e UI. Mas como essas duas siglas se diferenciam e se relacionam com o desenvolvimento de sistemas de gestão? É muito importante conhecer os conceitos para se manter atualizado, mas também para ter um novo olhar sobre a forma como o projeto de um sistema deve ser desenvolvido.

O que Significa UX?

UX é a abreviação de User Experience, ou seja, experiência do usuário. Quem nunca acessou um site qualquer em que era necessário ir e voltar várias vezes, até chegar aonde queria? Esse sistema tem uma experiência de usuário ruim.

Steve Jobs era muito conhecido por ser revolucionário. Quando repensou os sistemas para reprodução de música, queria algo que fizesse com que o usuário alcançasse o que queria em até três cliques. Essa é a mentalidade do desenvolvedor focado em experiência do usuário.

A experiência do usuário tem tudo a ver com os sentimentos e percepções do cliente. Por isso, são necessárias pesquisas e até mesmo adaptações posteriores. Quem tem uma estratégia de desenvolvimento com foco em inovação já sabe que precisa ouvir o que o cliente pensa sobre o sistema e colocar em prática medidas visando aprimorar a experiência do usuário

O que quer dizer UI?

UI, por sua vez, é a sigla do termo User Interface, ou seja, a interface do usuário. O designer de UI pensa em tudo aquilo que o usuário vai visualizar na versão final do sistema.

Para o cliente, a interface que ele visualiza é a única coisa que existe e realmente importa. Como o desenvolvedor chegou àquele visual é irrelevante. Por isso, de nada adianta que a parte “de trás” seja excelente se o usuário vê uma interface gráfica feia e pouco amigável.

É o designer de UI que vai cuidar da padronização da identidade visual da software house dentro dos sistemas.

Quais as diferenças entre UX e UI?

Agora que você já conhece mais sobre UX e UI, certamente já percebeu que os dois conceitos são aliados e devem ser colocados em sinergia dentro do desenvolvimento de sistemas de gestão. Mas, para fazer os dois trabalharem juntos, é importante saber, também, quais as diferenças entre eles. Veja a seguir!

Interface

Onde existir interface, haverá UI. A UX, por sua vez, vai muito além disso, podendo até mesmo investir em reduzir a quantidade de telas dentro do sistema.

Enquanto o designer UI trabalhará em cima do que vai existir de fato no sistema, para que seja bonito e útil, o designer UX vai além. O que se espera é que as duas áreas conversem, sempre pensando em beneficiar o usuário final.

Navegação

Quem cuida de UI vai fazer o trabalho de tornar a visualização capaz de guiar o usuário pelo sistema. Vai pensar na disposição dos campos que precisam de preenchimento, botões para prosseguir em uma tarefa e organização do conteúdo.

O designer UX vai garantir que passar por todo o processo dentro do sistema seja agradável, dentro do possível. Para isso, ele pode sugerir a inclusão de orientações para o cliente, reduzir a quantidade de passos, investir em automação e muitos outros recursos.

Racional X Emocional

Todos os seres humanos são uma combinação de razão e emoção, e cada um dos dois tipos de design trabalha uma área diferente. Enquanto o UI trabalha o racional, o UX busca o emocional.

O desenvolvedor UI usará recursos que tornem o sistema intuitivo: formato e disposição dos textos, locais onde geralmente se procuram botões, interfaces já conhecidas pelos usuários e outras medidas que tornem o uso do sistema o mais “automático” possível.

O designer UX, por outro lado, buscará aprimorar o sistema para que ele cause emoções positivas no usuário. Pode parecer estranho pensar em um sistema causando boas emoções em alguém, mas, para quem trabalha com gestão empresarial, ter um sistema que realmente ajude na rotina é uma grande fonte de satisfação.

Veja mais conteúdos em nosso Blog

Siga-nos no Facebook 

Postado em Estrutura do site, Site

Deixe um comentário