Para que serve o Google Analytics e a importância para seu site

Para que serve o Google Analytics e a importância para seu site 07/12/2021

O Google Analytics é uma ferramenta muito importante para realizar análises em um site. Mas você sabe para que serve o Google Analytics na prática? Descubra aqui!

O Google Analytics é um serviço oferecido gratuitamente pelo Google.

Mas você sabe para que serve o Google Analytics no seu site ?

O Google Analytics é muito útil para visualizar estatísticas de visitas de sites, e que possibilitam otimizar campanhas de marketing.

Através destas informações é possível conhecer melhor a persona, sua jornada dentro do site, entre outras métricas.

Métricas essas, muito importantes para a criação de ações e estratégias que alavanquem os resultados das campanhas.

Esta ferramenta permite que você visualize se seu negócio está lhe trazendo bons resultados, sendo muito importante também para o marketing digital.

Ao longo deste conteúdo explicaremos um pouco mais sobre ela. Confira!

 

O que é o Google Analytics?

 O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de tráfego.

Contudo, sua finalidade não se restringe somente a saber quantos usuários visitaram um site.

Mas, sim compreender como estes usuários se comportam ao navegar pelas páginas.

Com base nestas informações coletadas, é possível analisar o comportamento dos usuários, para assim criar estratégias de marketing mais assertivas.

Além disso, esta ferramenta possibilita acompanhar os usuários na sua jornada.

Bem como analisar se o comportamento dos mesmos está se desenvolvendo conforme o previsto em uma determinada estratégia de marketing.

Assim, através dos resultados obtidos é possível avaliar as estratégias adotadas, e identificar se estão trazendo bons resultados ou não.

Permitindo assim que sejam ajustadas sempre que necessário para otimização dos resultados.

 

Para que serve o Google Analytics?

Como citamos anteriormente o Google Analytics, é uma ferramenta utilizada para monitorar o tráfego e a jornada do usuário dentro do site.

Ou seja, ele apresenta métricas importantes para criar estratégias mais assertivas.

E para você entender como funciona, listamos os principais dados que esta ferramenta fornece.

 

Monitoramento em tempo real

Permite acompanhar em tempo real as atividades dos visitantes.

Ou seja, é possível visualizar os passos do visitante conforme elas forem se desenvolvendo.

Assim, é possível visualizar quantas pessoas estão online na página, quais páginas estão sendo visitadas, as fontes do tráfego (tráfego orgânico, pago, entre outros), localização geográfica dos visitantes, entre outros.

 

Persona

Com base em dados como os apresentados abaixo, é possível aprimorar o perfil da persona e entender o comportamento dela em seu site.

Como Google Analytics é possível avaliar informações como: 

  • Quantidade de páginas visitadas;
  • Páginas visualizadas por sessão;
  • Tempo médio de permanência;
  • Taxa de rejeição;
  • Entre outros.

 

Fontes do tráfego

Assim como é possível acompanhar a jornada do visitante dentro do site, é possível visualizar a fonte de tráfego.

Ou seja, é possível identificar se o visitante chegou até o site por meio de redes sociais, referência de outros sites, através de buscas pelo Google, tráfego pago, orgânico, assim como as palavras chaves que deram origem às visitas do site.

Informações importantes para a elaboração de campanhas de marketing, por exemplo.

 

Comportamento do usuário

Com o Google Analytics, é possível acompanhar a jornada do visitante pelo site. 

Desta forma, você pode identificar o fluxo de comportamento dos usuários, quais páginas são visitadas, quando tempo o usuário permanece em sua página, entre outras informações.  

Resumidamente, o Google Analytics lhe dá acesso a diversas informações referentes ao seu site, dentre as quais:

  • Número de visitantes;
  • Origem do tráfego;
  • Resultados de e-commerce;
  • Metas alcançadas;
  • Taxas de rejeição;
  • Tempo de navegação;
  • Resultados de ações de redes sociais;
  • Resultados de campanhas de marketing.

Além disso, permite que você faça vários filtros para visualizar as informações.

É possível, por exemplo, comparar períodos, avaliar resultados da semana ou do mês.

E, com isso, identificar picos de acesso ou mesmo sazonalidades que podem fazer com que o seu tráfego aumente ou diminua.

 

Quais as vantagens de contar com o Google Analytics no seu site?

Até aqui, você já entendeu um pouco mais sobre como funciona e para que serve o Google Analytics.

Além disso, o Google Analytics oferece diversas vantagens: 

  • Ferramenta gratuita;
  • Análise elaborada;
  • Fácil utilização;
  • Pode ser utilizada em sites de diversos tamanhos;
  • Seguro;
  • Controla as campanha online;
  • Integração com o ADS.

Desta forma, é possível compreender que embora haja diversas plataformas e ferramentas no mercado, o Google Analytics é umas das melhores opções, pois é capaz de agregar diversas vantagens em um único lugar.

Respondendo de forma breve – para que serve o Google Analytics?

Serve para lhe dar acesso a informação e métricas importantes e valiosas, tanto para a elaboração de estratégias de marketing, quanto para a saúde dos seus negócios.

Para saber mais continue acessando o nosso blog! E, se deseja criar um site para sua empresa, entre em contato conosco!

Postado em Analytics, Marketing, Site

    Ficou com dúvidas, preencha as informações que nós entramos em contato com você!

    Deixe um comentário