O que você precisa saber sobre cPanel

O que você precisa saber sobre cPanel 06/04/2021

O que você precisa saber sobre cPanel. Existem três maneiras diferentes de hospedar seu site na web: por meio de uma hospedagem compartilhada, a partir de um VPS (Servidor Virtual Privado) ou por meio de um servidor dedicado. O que é cPanel? Um recurso que está disponível para aqueles que contratam os serviços dos produtos citados.

Se seu negócio está se expandindo e você tem cada vez mais produtos e aplicativos (loja virtual, conteúdo, mídia, CRM, extranet, etc), isso é um sinal de que não pode continuar em uma hospedagem de sites compartilhada. O próximo passo é, portanto, atualizar-se para um VPS, que te dá mais controle, porém sem a responsabilidade de um dedicado

Agora, se seu negócio já está indo além de tudo isso, vale a pena partir para os serviços de um servidor dedicado, pois ele te dá controle total e absoluto da criação, personalização e gerenciamento de todos os aspectos de sua conta. Esse tipo de serviço é o melhor quando o assunto é um aplicativo da web com muitos recursos!

O que você precisa saber sobre cPanel:

Afinal, o que é cPanel?

 

Para entender o que é cPanel, primeiro preciso explicar para você sobre as maneiras possíveis de se hospedar um site. Agora que você já compreendeeu esse conceito, vamos passar para o que interessa, não é mesmo? (afinal, foi por isso que você clicou neste link).

Basicamente, o cPanel é um painel de controle utilizado para gerenciar tudo aquilo que está localizado em sua conta, seja em servidor dedicado, VPS ou hospedagem compartilhada. O objetivo desse painel é tornar mais fácil o processo de hospedagem a partir de uma interface gráfica e algumas ferramentas de automação!

 

Recursos disponíveis no cPanel

 

Agora que você já entendeu o que é cPanel e para que ele serve, vou mostrar algumas das funcionalidades do painel de controle tão utilizado ao redor do mundo. Lembre-se de que ele é interativo e torna os procedimentos de administração de recursos muito mais simples.

  • gerenciador de contas de e-mail;
  • Correio eletrónico;
  • gerenciador de FTP;
  • gerenciador de arquivos (para quem não sabe – ou não quer – usar o gerenciador de FTP);
  • cópia de segurança;
  • diretórios protegidos;
  • páginas de erro (customização de páginas do tipo 404).
  • criação e configuração de subdomínios;
  • redirecionamentos;
  • página inicial;
  • estatísticas de acesso;
  • logs de erros;
  • chatroom (script de atalho para qualquer chat em seus sites);
  • fórum;
  • carrinho de compras;
  • CGI central (central com vários scripts).

 

Principais funcionalidades do cPanel que a maioria desconhece

 

Algumas funções podem ajudar em sua rotina, otimizando o tempo. Encontrar e solucionar erros ajustar, links permanentes e até remover comentários em massa do WordPress estão entre as possibilidades. Porém, hoje selecionamos quatro que são ótimas geradoras de soluções.

 

  1. Facilidade para criar banco de dados

 

O banco de dados do site é onde ficam armazenadas todas as suas informações e seus arquivos. Ou seja, tudo o que compõe o seu canal digital. Ao resultado de criar esse banco no método tradicional, você pode contar com a ajuda do cPanel e, com poucos cliques, ter o que precisa de forma muito mais simples!

 

  1. Possibilidade de iniciar o site em wordpress

 

Quer criar o seu site em WordPress (https://br.godaddy.com/websites/wordpress)? A boa notícia é que o cPanel conta com auto instaladores e, assim como é fácil criar um banco de dados, também será prático iniciar sua casa digital em WordPress.

 

  1. Funcionalidade de backup

 

O servidor guarda todos os seus dados e é responsável pela estabilidade do seu site. Com seu acesso ao painel, poderá fazer backup de tudo o que tem e garantir mais segurança para seus dados. Nada de correr o risco de perder tudo!

Além disso, pode configurar backups automáticos (https://br.godaddy.com/help/como-habilitar-backups-automaticos-19048) e otimizar seu tempo entre outras atividades.

 

  1. Acionamento de cron jobs

 

Entre as utilidades do cPanel que você talvez ainda não conheça, está o acionamento de cron jobs. Ou seja, a realização de agendamentos específicos, como criar rotinas para disparos ou receber dados em uma periodicidade escolhida por você.

 

Siga-nos no facebook

Clique aqui para conhecer nossos serviços

Fonte: GoDaddy

 

Postado em cpanel

Deixe um comentário

Chame no WhatsApp
Olá, Podemos ajudar?