O que precisa para criar um site? Descubra aqui!

O que precisa para criar um site? Descubra aqui! 18/01/2022

O que precisa para criar um site? Esta é uma pergunta muito comum e que vamos responder de forma simplificada. Confira!

Ter um site nos dias atuais é essencial para os negócios, afinal vivemos em uma era digital, em que boa parte das vendas são realizadas ou atraídas por meio do marketing digital.

Mas você de fato você sabe o que precisa para criar um site?

Um site funciona basicamente como uma vitrine de uma loja, porém de forma virtual, sendo um excelente meio de atrair novos clientes.

Ou seja, empresas que não possuem site, perdem sua visibilidade no mundo digital, e se restringir apenas às redes sociais pode não ser o suficiente.

Afinal um site, quando bem estruturado, demonstra credibilidade e confiança aos usuários, podendo ser um ponto decisivo na hora de escolher uma empresa para fechar negócios.

Sendo assim, é essencial que sua empresa conte com um site profissional para o crescimento dos negócios.

Continue a leitura e saiba o que precisa para criar um site!

 

Você sabe o que precisa para criar um site?

Criar um site pode até parecer uma tarefa simples, afinal é possível encontrar diversas plataformas na internet que podem ser utilizadas para esta tarefa.

Contudo, para que de fato ao criar um site o mesmo agregue vantagens para o seu negócio, é fundamental contar com uma empresa especializada neste ramo.

Desta forma, o site apresentará os parâmetros essenciais para oferecer uma boa experiência aos usuários e bons resultados para os negócios.

Listamos abaixo alguns itens essenciais que o site precisa:

 

Domínio

Para você entender melhor do que se trata, um domínio é o nome pelo qual o site é identificado, sendo também conhecido por URL.

Em outras palavras, é o endereço do site que você pode visualizar na barra de tarefas do navegador.

Alguns comumente vistos incluem, .com, .com.br, .org, .edu, .net, .gov.

Após a escolha do domínio do site, é necessário verificar se não há registros com o mesmo nome.

E se este for o caso, duas ações podem ser tomadas: comprar o domínio do atual proprietário, ou escolher um novo domínio.

Em seguida é realizado o registro do domínio, junto ao Registro.br

Este registro é fundamental para impedir que outra pessoa utilize o mesmo endereço. Ou seja, com o domínio registrado o seu uso se torna exclusivo.

 

Escolher uma hospedagem

A hospedagem é o local onde o seu site e todas as informações contidas nele ficam armazenadas.

Dentre as opções de hospedagem mais comuns encontradas no mercado para contratação, estão a hospedagem compartilhada, dedicada, VPS (privada) e na nuvem.

Além disso, é possível encontrar desde pacotes de hospedagem mais simples e com menor custo, até pacotes mais completos e personalizados, conforme as demandas do negócio.

Sendo que sua escolha depende de diversos fatores, como as funcionalidades necessárias para suprir as demandas da empresa.

Desta forma, é importante contar com uma empresa da área, para que a escolha seja mais assertiva, evitando dores de cabeça. 

 

Layout do site

Criar um projeto para o seu site permite que você pré visualize como ele vai estar estruturado e o seu visual.

Além disso, o projeto é fundamental para que você possa entender quais elementos precisam ser inseridos e visualizar pontos que precisam ser melhorados, para oferecer uma boa experiência ao usuário. 

Uma dica é escolher um template de site responsivo.

Ou seja, que se adapta aos mais diversos modelos de telas, de celulares, a notebooks e computadores, permitindo que o site seja visualizado da mesma forma em todos eles.

 

Determine um CMS

CMS é a abreviação da sigla para Content Management System, ou em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdos, também conhecido por construtor de sites.

Além de dispor do registro do domínio e escolher um serviço de hospedagem, na tarefa de entender o que precisa para criar um site, é fundamental escolher um CMS.

Basicamente este sistema ajuda você a organizar, criar e publicar todos os conteúdos dentro do seu site, além de ajudar no desenvolvimento do próprio site.

Possui funcionalidades como:

  • Suporte à vários usuários;
  • Gerenciamento de documentos;
  • Edição de conteúdos;
  • Personalização;
  • Controle de fluxo;
  • Entre outras funcionalidades.

Alguns exemplos de CMS utilizados são o WordPress e Magento.

 

Crie conteúdo de qualidade

Além da parte mais técnica, criar um site de sucesso engloba também a produção de conteúdo.

E quando falamos na criação de conteúdo de um site, não nos referimos apenas aos conteúdos de blog, mas sim as informações que constam em todas as páginas do site.

Como as páginas sobre a empresa e páginas de produtos, por exemplo. 

Os conteúdos devem ser legíveis, de fácil escalabilidade e explicar de forma clara e objetiva os serviços ou produtos oferecidos pela empresa.

Ou seja, assim que o usuário entrar no site ele deve entender o que de fato se trata o site e o que a empresa faz.

Além disso, os conteúdos devem ser otimizados para SEO – Search Engine Optimization, ou em outras palavras otimizados para os mecanismos de busca.

Esta é uma ação fundamental para que seu site tenha uma boa posição de ranqueamento nos mecanismos de buscas e seja facilmente encontrado pelos usuários.

 

Importância de contar com um profissional na hora de definir o que precisa para criar um site

Existem diversas plataformas na internet, algumas até mesmo gratuitas para a criação de sites.

Contudo, na grande maioria das vezes são plataformas com recursos básicos, não suprindo as necessidades dos negócios, repassando até mesmo uma mensagem equivocada aos usuários e clientes.

Atrair clientes, dispor de uma boa comunicação, e ter todos os elementos e configurações corretas é fundamental para que o site da sua empresa consiga repassar aos usuários a mensagem pretendida e alcance o objetivo traçado no momento da decisão por criar um site.

Diante disso, contar com a ajuda e o suporte de quem entende do assunto é uma excelente maneira de evitar adversidades e dores de cabeça.

 

Entre em contato conosco e solicite maiores informações sobre a criação do site para sua empresa!

Postado em Ambiente Digital, Site

    Ficou com dúvidas, preencha as informações que nós entramos em contato com você!

    Deixe um comentário