LGPD: Como a Lei pode Impactar a Estratégia de Vendas da sua Empresa

LGPD: Como a Lei pode Impactar a Estratégia de Vendas da sua Empresa

LGPD: como a lei pode impactar a estratégia de vendas da sua empresa

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) estabelece regras claras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais nas empresas. A nova lei muda a forma de funcionamento e operação das organizações, impondo padrões mais elevados de transparência, segurança e de proteção de dados pessoais. Além disso, ela impõe penalidades significativas quando as normas não forem cumpridas.

Caso você tenha tido pouco contato com o tema, antes de seguirmos, é importante reforçar alguns conceitos introdutórios da LGPD. Vamos lá?

  • Dado pessoal: a lei define que um dado pessoal é qualquer informação, ou um conjunto de informações que identifique, ou que possa vir a identificar uma pessoa;
  • Tratamento de dados: é considerado um “tratamento” qualquer operação realizada com um dado pessoal, desde que o dado é coletado, até o momento em que o dado é eliminado (coleta, classificação, acesso, utilização, processamento, reprodução, armazenamento, controle de informação, eliminação, entre outros).
  • Agentes de tratamento: existem dois principais agentes, com papéis e responsabilidades específicas, de acordo com a LGPD:
  • Controlador: é a empresa/organização que toma as decisões em relação aos dados pessoais, que define quando e como os dados serão coletados, para quais finalidades serão utilizados, onde e por quanto tempo serão armazenados, etc.
  • Operador: é a empresa/organização que realiza o processamento de dados pessoais sob as ordens do controlador. O operador não toma decisões em relação ao uso dos dados.
Como a LGPD pode te tornar mais produtivo em vendas

Sim, para sua empresa se adequar à lei você terá de fazer treinamentos com vendedores, alinhamentos com o time de marketing, alterar algumas coisas no seu processo de coleta e gestão de informações dos clientes, etc. Mas a LGPD é bastante “justa” quando diz que você vai conversar apenas com quem tem um problema evidente e algum interesse naquilo que você vai ofertar (afinal, muitas pessoas não querem ter sua privacidade invadida por uma empresa pela qual não têm o mínimo interesse).

A lei não impede interações espontâneas entre uma empresa e seus vendedores com os usuários. Por exemplo, se uma universidade não tiver os dados online dos alunos inscritos, como iriam fazer a venda: a matrícula e a cobrança da mensalidade?

Ao fazer a coleta de informações de forma adequada pelo seu time de marketing, isso pode sim impactar o volume de leads e oportunidades. Em compensação, o time de Vendas receberá apenas contatos de pessoas que estão predispostas a um contato da empresa. Como consequência, você pode ter maior produtividade e aumento na taxa de conversão de uma oportunidade para venda.

Paralelamente, as pessoas vão valorizar ainda mais aqueles que constroem um relacionamento adequado ao longo da jornada de compra, pois sabem que você representa uma empresa que preza pela qualidade da informação e transparência no uso dos dados.

Por fim, poderá implementar uma excelente prática em vendas, mas muito renegada por alguns vendedores: a personalização. Você pode ter pitches de vendas (na abordagem, na negociação e fechamento) que sejam mais contextualizados, fazer um melhor “rapport” (espelhamento no jeito e na forma de se relacionar com as pessoas), melhorar seu relacionamento por email e telefone.

O impacto da LGPD no seu time de Vendas pode ser positivo

Apesar de a LGPD possuir um processo um tanto quanto complexo de adequação, a nova lei pode trazer resultados de médio/longo prazo positivos para os times de vendas que aprenderem a desenvolver e otimizar estratégias dentro do novo cenário de regulamentação.

O segredo está em focar não apenas na adequação à norma, mas principalmente na adequação de mindset: foque em estabelecer relações mais transparentes, significativas e verdadeiras com aqueles que têm interesse no seu produto ou serviço, todos nessa relação sairão ganhando.

 

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