E-mail profissional: conheça as vantagens de usar

E-mail profissional: conheça as vantagens de usar 21/12/2021

O e-mail profissional é essencial para manter uma comunicação interna e externa que demonstra a credibilidade e o profissionalismo da empresa!

O e-mail é um meio de comunicação muito utilizado nos dias de hoje, em diversas áreas.

Sendo, umas das ferramentas mais utilizadas no gerenciamento e comunicação interna e externa.

Assim, estando presente em diversas etapas dos negócios, da comunicação entre colaboradores até a comunicação com clientes e fornecedores, por exemplo.

A sua utilização apresenta algumas vantagens para um negócio, dentre as quais personalização, privacidade, capacidade de armazenagem, gerenciamento de contas, acompanhamento em tempo real, além de assegurar maior credibilidade para o negócio. 

Além disso, um e-mail profissional agrega valor aos negócios da empresa, visto que fortalece a presença online, viabiliza demonstrar a credibilidade da empresa e reforça o seu posicionamento no meio digital.

Dessa forma, é importante que empresas contem com um e-mail profissional. Continue a leitura e saiba mais!

 

O que é um e-mail profissional?

Um endereço de e-mail profissional nada mais é do que o nome dado a um tipo de serviço de  e-mail com domínio próprio.

Ou seja personalizado, onde após o @ é utilizado um endereço eletrônico próprio, e que é utilizado exclusivamente por seu proprietário (pela empresa).

Por exemplo, os endereços de e-mail comuns utilizam endereços do tipo nome@hotmail.com ou nome@gmail.com, enquanto um endereço de e-mail profissional normalmente apresenta o endereço ou nome de domínio próprio, como por exemplo: nome@nomedaempresa.com.

Isso garante que seu destinatário identifique facilmente que o e-mail é profissional e ligado a uma empresa.

Resumidamente, é um e-mail personalizado para a empresa.

 

Vantagens do e-mail profissional

Contar com um e-mail profissional pode trazer diversos benefícios para os negócios, dentre eles:

 

Transmitir mais profissionalismo e seriedade

Um e-mail que conta com um domínio próprio transmite maiores confiabilidade e profissionalismo às pessoas.

Isso porque os e-mails recebidos com o nome da empresa demonstram que a empresa é séria e comprometida com a qualidade dos canais de comunicação com seus clientes.

 

Não misturar com informações de e-mail pessoal

Evita misturar assuntos profissionais e pessoais, um erro muito comum cometido por algumas empresas, e que pode ocasionar erros como: envio de e-mail para destinatários incorretos, demora em responder e-mails importantes, entre outros.

 

Reconhecimento da empresa

Como já citamos anteriormente, o e-mail profissional normalmente apresenta o nome da empresa.

Dessa forma, funciona também como uma maneira de divulgação e reconhecimento da empresa. 

 

Maior segurança

Contar com um e-mail profissional reduz as chances de cair em golpes, isso porque os servidores contam com serviços de anti-spam que garantem maior segurança e das informações envolvidas.

 

Maximização da produtividade

Com um painel de controle mais robusto e funcional, este tipo de e-mail possibilita compartilhar informações de forma mais rápida, além de garantir o acesso rápido a informações relevantes.

Ou seja, possibilita otimizar os processos assegurando maior produtividade na realização das atividades, podendo inclusive ser acessado de qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

 

Melhora das estratégias de marketing

O e-mail é um dos principais canais de relacionamento com os clientes em uma empresa.

Desta forma, é uma excelente ferramenta de marketing.

Através do uso de um e-mail profissional é possível realizar diversas estratégias de comunicação com os clientes, como o uso de plataformas de automação, por exemplo. 

 

Como fazer um e-mail profissional para sua empresa

Criar um e-mail profissional é uma tarefa muito simples.

Confira abaixo as etapas necessárias para você poder criar uma conta de e-mail para sua empresa:

O primeiro passo é obter o domínio que você deseja utilizar no seu e-mail profissional.

O domínio é o nome que sua empresa irá utilizar para se identificar na web, sendo que normalmente as empresas utilizam o nome da empresa, a fim de facilitar a sua identificação.

E para que ele seja de uso exclusivo da sua empresa é necessário que o mesmo seja registrado.

O segundo passo é escolher um provedor de e-mail.

O provedor de e-mail é um serviço disponibilizado por algumas empresas, como Google, Microsoft e Apolo Sites, que tem por finalidade auxiliar na área técnica.

Tratam-se de pacotes de serviços, como gerenciamento de contas, hospedagem, espaço maior de armazenamento, dentre outros.

De maneira geral, este serviço fornece uma gama de funcionalidades que facilitam atividades cotidianas, como o envio de e-mails em massa, métricas de pessoas que abriram um link utilizado no e-mail, dentre outros.

É  essencial avaliar quais as necessidades da empresa na hora de escolher o melhor provedor.

O terceiro passo é configurar o e-mail profissional da sua empresa, para que todos os e-mails sejam direcionados para o mesmo servidor. Tendo o registro do domínio e um provedor de e-mail, é hora de configurar o seu e-mail.

Esta etapa pode ser um pouca técnica, contudo a maioria dos provedores conta com serviço de suporte, como a Apolo Sites, que auxilia no processo.

Inclusive, o e-mail pode ser vinculado juntamente com a hospedagem do site, facilitando o seu gerenciamento.

Por ser um processo mais técnico, contar com a ajuda de um profissional é uma excelente maneira de facilitar esta tarefa e garantir que o e-mail esteja configurado corretamente.

 

Para concluir….

Ao longo deste conteúdo foi possível compreender que o e-mail profissional é muito importante para um negócio, proporcionando diversos benefícios, credibilidade e segurança, extremamente necessárias para o bom relacionamento entre a empresa e seus clientes.

Assim, contar com um e-mail profissional torna-se um grande diferencial nos negócios, transmitindo confiança e profissionalismo.

Continue acompanhando o nosso blog para mais informações. E se desejar criar um site para sua empresa, entre em contato conosco e solicite um orçamento!

    Ficou com dúvidas, preencha as informações que nós entramos em contato com você!

    Deixe um comentário