Como ter um e-commerce? Confira passo a passo

Como ter um e-commerce? Confira passo a passo 23/11/2021

Você sabe como ter um e-commerce? Para ajudar você a entender como criar uma loja online listamos um passo a passo básico. Continue lendo e saiba mais!

Um e-commerce é uma loja virtual, ou seja, um espaço em ambiente digital utilizado para a venda de produtos e serviços. 

É um processo realizado virtualmente, que garante maior comodidade e praticidade ao consumidor.

Sendo assim, uma excelente ferramenta para a maximização das vendas.

Desta forma, dependendo do seu ramo de negócios, é muito importante que seu negócio conte com uma plataforma e-commerce.

Mas você sabe como ter um e-commerce?

Para ajudar você a compreender como este processo funciona, trouxemos o passo a passo. Continue a leitura e confira!

 

Passo a passo de como ter um e-commerce

Listamos os passos básicos para a criação de um e-commerce do zero, aplicados a todos os ramos e tipos de produtos. 

 

Tenha um planejamento do negócio

O primeiro passo para criar uma loja virtual é ter um bom planejamento do negócio.

Este planejamento ou plano de negócios, é necessário para você ter um guia/roteiro que lhe mostrará o caminho para a concretização do seu negócio, sem que você se desvie do caminho.

Basicamente, o plano de negócios é um documento que irá descrever os objetivos, metas e ações que devem ser efetivas para que sejam alcançados.

Entre as informações que devem constar estão:

  • Despesas fixas;
  • Fornecedores;
  • Margem de lucro objetivadas;
  • Produtos vendidos;
  • Concorrentes;
  • Descrição do público alvo;
  • Orçamento disponível;
  • Entre outros.

Considere todas as despesas que você terá para criar e manter o seu e-commerce, necessários para que a loja funcione adequadamente.

 

Escolha a plataforma de e-commerce

A plataforma é o local onde todas as informações e funcionalidades do seu negócio ficam armazenadas.

Desta forma, é essencial que ela seja o mais completa possível, com o suporte necessário para que os clientes tenham uma boa experiência de compra.

Escolha uma plataforma que disponha:

  • Ferramentas de SEO: que ajudem o sua loja a ser encontrada através dos mecanismos de busca;
  • Layout responsivo e exclusivo: que se adapta a diferentes tamanhos de telas e aparelhos;
  • Facilidade de uso: para que os usuários consigam navegar e realizar as compras sem dificuldades;
  • Possibilidade de integração com sistemas ERP: que auxiliam no gerenciamento do negócio.;
  • Segurança: tanto para os usuários quanto para as empresas.

Ou seja, você precisa analisar quais as plataformas disponíveis que satisfazem as necessidades do seu negócio.

 

Defina as opções de pagamento

O próximo passo na criação do seu e-commerce é definir as formas de pagamento.

Pode-se optar por três opções:

  • Intermediador de pagamento: o intermediário cobra uma taxa fixa pela transação;
  • Gateway de pagamento: a loja é conectada com agentes financeiros, onde o cliente escolhe a bandeira do cartão e insere os seus dados;
  • Integração direta com o adquirente: a empresa fica responsável pelo processo de integração e gestão de risco.

Desta forma, para compreender como ter um e-commerce, é importante conhecer os métodos de pagamento, para que assim possa escolher o que melhor se adequa ao seu modelo de negócio.

 

Atente-se a segurança da sua loja

A segurança do seu e-commerce é fundamental para garantir que a sua loja tenha credibilidade no mercado.

Além disso,  evita vazamento de informações de clientes, fraudes, golpes, entre outras adversidades que possam gerar prejuízos, tanto para a loja, quanto para os clientes.

Existem diversas ferramentas antifraude que podem ser utilizadas para os e-commerce.

Sendo possível comparar por exemplo se os dados de endereço do cartão são condizentes com o de recebimento dos produtos.

Sempre verifique se a plataforma escolhida conta com tecnologias de segurança, como certificado SSL, antivírus, criptografia de dados e firewalls, por exemplo.

 

Invista em bons conteúdos para os produtos

Não basta apenas saber como ter um e-commerce, é essencial entender como será a experiência do consumidor no seu e-commerce.

Dessa forma, você precisa lembrar que, por se tratar de um uma plataforma online, os clientes não poderão pegar as mercadorias nas mãos, ou olhar de perto as mesmas.

Ou seja, é através do conteúdo que será inserido, a descrição dos itens, que os usuários tomaram conhecimento dos produtos e a decisão de compra.

Elabore descrições e informações completas e de qualidade, inclusive com a inserção de técnicas de SEO.

São ações que ajudam a posicionar melhor o seu e-commerce nos mecanismos de busca, atraindo mais clientes para a loja, aumentando as vendas e ainda auxiliando como forma de marketing digital para o negócio.

 

Disponha de uma boa operação de logística 

Tão importante quanto saber como ter um e-commerce que proporcione uma boa experiência aos usuários, é dispor de uma boa logística de entregas.

Afinal de nada adianta oferecer produtos de qualidade se a operação logística for ineficiente, deixando o cliente insatisfeito.

Desta forma, é importante escolher transportadoras de confiança, que cumpram prazos, com preços justos, ágeis e que tenham os cuidados necessários com as mercadorias, para que não sofram avarias durante o processo.

Além disso, é possível ainda contar com o apoio de um software de gestão de estoque.

Estes ajudam controlar automaticamente a quantidade disponível, apontando a necessidade de reposição, garantindo eficiência no processo.

Isso é muito importante porque agilidade, eficiência e entregas dentro do prazo são fatores cruciais na decisão de compra em um e-commerce.

 

Aplique boas estratégias de marketing

O último passo é planejar as ações de marketing, que são fundamentais para atrair clientes para seu e-commerce.

As estratégias utilizadas são elaboradas baseadas em diversas informações, como a persona ou público alvo, ramo de atuação e objetivos da empresa.

Mas normalmente englobam email marketing, conteúdos, posts em redes sociais, entre outros.

Assim, é importante planejar com cuidado as ações de marketing, para que seja possível aumentar a autoridade da sua loja, se destacar dos concorrentes e alavancar as vendas online.

 

Vantagens de contar com um e-commerce

A chance de chegar até o cliente com um custo baixo, comparado às tradicionais lojas físicas, é uma das principais vantagens de contar com uma ferramenta de vendas pela internet.

Assim, através do e-commerce, o comprador pode visualizar os produtos ofertados pela empresa, ler as descrições, ver as fotos, e escolher o que deseja.

Tudo isso no melhor horário para ele.

Além disso, poderá observar e escolher as opções de pagamento que desejar e realizar a compra de onde estiver, sem a necessidade de ir até uma loja física.

Outra vantagem atrativa de uma loja virtual, é a possibilidade de vender para muitas localidades, ao contrário de uma loja física, que fica mais restrita ao local na qual está instalada.

Dessa forma, é possível comprar de uma loja que está a quilômetros de distância, e até mesmo enviar a mercadoria diretamente da loja para o endereço desejado.

Algumas das vantagens do e-commerce são:

  • Disponibilidade 24h;
  • Facilidade de compra;
  • Longo alcance;
  • Fidelização de clientes;
  • Mensuração de performance;
  • Aumento das vendas.

Ou seja, a internet é uma ferramenta eficaz para a maximização das vendas, para ampliar o tempo de exposição da marca ou empresa, além de ser uma excelente forma de marketing.

Contudo, criar um e-commerce é uma tarefa que requer dedicação e conhecimento para que este atenda aos objetivos pré definidos, com toda a segurança necessária.

Dessa forma, é muito importante contar com a ajuda profissionais qualificados da área, que ajudarão você neste processo, tornando-o mais simples e rápido de ser desenvolvido.

Precisando de ajuda para montar o seu e-commerce? Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento!

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