Como ser encontrado no Google? Confira dicas!

Como ser encontrado no Google? Confira dicas! 19/10/2021

Você sabe como ser encontrado no Google? Continue a leitura e saiba quais as técnicas e estratégias essenciais para que o site da sua empresa seja encontrado!

Quando uma empresa investe em um projeto digital, e coloca um site no ar, é natural que espere bons resultados. 

Por exemplo, ser encontrada nas pesquisas relacionadas ao produto ou serviço que a empresa oferece. Então surge a dúvida, agora que meu site está no ar, como ser encontrado no Google? 

Existem inúmeros fatores de rankeamento no algoritmo do Google, e é a combinação entre eles que determina o posicionamento das páginas na SERP (página de resultados de pesquisa do buscador).

Mas como ser encontrado no Google exatamente?

Os motores de busca funcionam basicamente através de 3 etapas:

  • Crawling – os buscadores rastreiam os conteúdos da web;
  • Indexação – as páginas rastreadas são indexadas, ou seja, são organizadas de acordo com as informações coletadas no rastreamento;
  • Rankeamento – a ordem na qual os sites são exibidos durante a busca dos usuários.

Para ser encontrado no Google, é importante que o site da sua empresa esteja em uma boa posição no rankeamento dos resultados de pesquisa. Ou seja, que apareça entre os primeiros resultados. 

E para isso, existem algumas ações que podem ser adotadas, como as que listamos abaixo. Continue a leitura e descubra como ser encontrado no Google! 

 

Invista em bons conteúdos 

Investir em bons conteúdos é uma excelente forma do seu site ser encontrado no Google e de forma orgânica.

A criação e divulgação de conteúdos relevantes, que de fato resolvam as dúvidas do público é a melhor forma de subir no ranking do Google. Portanto, investir no marketing de conteúdo e na criação de conteúdos de qualidade é o primeiro passo para ser encontrado no Google.

 

Ofereça uma boa experiência aos usuários 

De nada adianta dispor de um bom site, se a experiência do usuário não for satisfatória.

Muitas vezes os usuários visitam os sites e logo saem, impactando negativamente no desempenho de buscas, fazendo com que o Google entenda que o site não é relevante.

Assim, para ser facilmente encontrado no Google, é essencial garantir que os usuários e clientes em potencial tenham uma boa experiência ao visitar o site.

Dentre algumas estratégias que devem ser levadas em conta estão criar um layout responsivo, com certificado SSL e boa velocidade de carregamento.

 

Escolha uma URL adequada

A experiência do cliente engloba cada momento, em que ele interage com o site, e isso inclui as URLs. Uma URL é o endereço da página, por exemplo: apolosites.com.br/blog/como-ser-encontrado-no-google, que é o endereço desta página. 

Na hora de definir as URLs do seu site, opte sempre por URLs curtas, objetivas e que deixem claro do que se trata cada página. Isso é fundamental para o Google entender qual é o assunto da página e também para o usuário encontrá-la, caso faça uma busca direta, por exemplo. 

 

Atenção aos títulos e meta description

O título é um dos principais fatores de rankeamento do Google. Portanto, você deve ter muita atenção neste momento. O ideal é optar por um título de até 60 caracteres, para que ele não fique cortado na página de resultados. 

Além disso, o título deve deixar claro qual é o assunto daquela página, além de ser chamativo para o visitante. É importante que, ao ler o título, a pessoa entenda o que irá encontrar na página e sinta vontade de conferir o conteúdo.   

Já a meta description, ou descrição, é um pequeno resumo, que deve ter no máximo 156 caracteres, e aparece logo abaixo do título e URL nos resultados de busca. É como um complemento, que traz mais informações sobre o que o visitante verá ao acessar a página. 

Portanto, também é uma ótima ferramenta para despertar o interesse no leitor e fazer com que ele visite sua página. 

Mas aqui temos um ponto de atenção importante: o título e a meta description devem estar de fato alinhados ao conteúdo da página. De nada adianta atrair a atenção do visitante se, ao acessar a página, ele não encontrar as informações que está buscando. 

 

Crie uma autotext das imagens utilizadas

Você já parou para pensar em como ser encontrado no Google através de imagens? É simples, o algoritmo do Google procura imagens relevantes para a pesquisa feita através do texto de descrição.

Isso porque o Google é capaz de ler os textos que estão presentes, mas nem sempre consegue ler a imagem.

Desta forma, para que o buscador seja capaz de compreender o que realmente cada imagem representa, é muito importante que seja inserida uma descrição clara e objetiva do que está na imagem.

Além disso, sempre que possível inclua palavras chaves na descrição da imagem, relacionando-a com a página onde está.

 

Como você pode ser encontrado no Google com a ajuda da Apolo Sites?

Quer que sua empresa seja encontrada no Google, mas precisa de ajuda com a criação do site? Nós podemos te ajudar!

A  Apolo surgiu com o propósito de criar e oferecer sites de qualidade, com preços justos e com o suporte necessário.

Analisamos o perfil e as necessidades do cliente, e a partir disso criamos um site com layout e funcionalidades que atendam sua demanda.

Além disso, o site oferece toda a estrutura necessária para ser encontrado no Google e proporcionar uma boa experiência aos usuários. 

 

Para saber mais, entre em contato conosco e solicite um orçamento da criação do site para a sua empresa!

    Ficou com dúvidas, preencha as informações que nós entramos em contato com você!

    Deixe um comentário