Como melhorar a experiência dos seus usuários?

Como melhorar a experiência dos seus usuários? 23/11/2020

A seguir, conheça os principais pilares, e saiba como melhorar a experiência dos seus usuários em sua marca.

Conheça o seu consumidor a fundo

O primeiro passo é conhecer bem as características e o comportamento online do seu público. Assim, é possível minimizar os empecilhos ao longo da jornada de compra, aumentando as chances de conversão. Com uma taxa mais alta, você vai economizar tempo e dinheiro.

Desenvolva um design responsivo

Aquela frustração de acessar um site que não funciona corretamente no celular pode ser decisiva para o cliente ir embora e não voltar mais. Ter um layout responsivo é essencial para uma boa experiência do usuário, já que você evita limitar o contato do seu público com o seu produto.

Um site responsivo é capaz de abrir e funcionar adequadamente em qualquer tamanho de tela e tipo de aparelho. Também significa oferecer a esses dispositivos as mesmas funções que alguém no computador teria acesso.

Além disso, o Google dá preferência a eles em seus resultados de pesquisa, o que favorece o ranqueamento das páginas. E, como o buscador é responsável por uma parte significativa do tráfego na web, não é possível abrir mão dessa vantagem.

Produza conteúdo relevante

Quando o seu site apresenta conteúdo de qualidade, você atrai a atenção do internauta, é capaz de educá-lo e, mais do que tudo, conquista a sua confiança. Por isso, é tão importante investir em marketing de conteúdo.

Crie um blog, abasteça-o com materiais sobre os problemas que a sua empresa busca resolver e, ao longo dos textos, incentive o usuário a entrar em contato com a sua equipe para tirar dúvidas ou fazer sugestões.

Preste um atendimento de qualidade

Você faz os seus clientes passarem muito tempo aguardando um atendimento? Seus atendentes colocam muitos obstáculos no caminho do que essas pessoas pedem? Existem processos demais envolvidos? Se a resposta for afirmativa, está na hora de rever a política de atendimento da sua empresa.

Uma boa parte da experiência do usuário vem daqueles momentos em que ele precisa interagir com a marca. Todas essas interações precisam ser positivas para que ele tenha uma boa impressão e se fidelize. Sem isso, ele certamente vai para a concorrência.

Monitore os resultados

Ao trabalhar com foco em experiência do usuário, você não deve se basear completamente na intuição. Os seus resultados servem como ótimos meios para avaliar a receptividade do seu público em relação a diversos aspectos da sua marca.

Veja, por exemplo, como anda a taxa de conversão das suas campanhas. Isso mostra o quanto as pessoas impactadas pelo seu marketing estão dispostas a comprar de você. Observe também as métricas do seu atendimento, como a proporção de satisfação e insatisfação.

Desenvolva processos simples

Você exige um cadastro longo para os seus clientes? Esse é um exemplo de barreira desnecessária presente em muitos sites, principalmente em e-commerces. Uma boa experiência do usuário consiste em facilitar ao máximo a interação do público com a sua marca.

Avalie bem quantos dados são realmente necessários para completar uma compra. Você pode simplificar ainda mais esse processo ao exigir poucas informações no começo e, depois, dar ao cliente a oportunidade de complementá-las.

 

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