Como enviar E-mails de carrinho abandonado

Como enviar E-mails de carrinho abandonado 23/02/2021
Como enviar E-mails de carrinho abandonado

Se você trabalha com comércio eletrônico, talvez fique chocado ao saber que três entre quatro pessoas que começam a fazer compras em seu site não fazem o check out. O abandono de carrinho é muito mais frequente do que gostaríamos, em todos os setores e dispositivos.

Há uma correlação clara entre telas pequenas e maior abandono de carrinho: 86% das pessoas que fazem compras pelo celular acabam desistindo na hora de fazer o pagamento, enquanto no desktop esse número cai para 73%.

Converter clientes e inspirar compras online (especialmente pela primeira vez) é difícil. Se destacar entre os muitos e-mails que cada um de seus contatos recebe todos os dias também não é fácil (269 bilhões de e-mails são enviados todos os dias).

Mas há esperança. Cerca de 44% dos e-mails de carrinho abandonado são abertos pelos clientes.

O que são e-mails de carrinho abandonado?

Os e-mails de carrinho abandonados são acionados quando alguém deixa um carrinho sem acompanhamento por um período ou se sai do navegador, fecha um aplicativo ou outra plataforma de compras com itens salvos no carrinho. Esses tipos de e-mails lembram ao comprador que eles deixaram algo valioso em seu carrinho, geralmente recomendando os itens que ficaram no carrinho e, frequentemente, itens semelhantes.

E-mails de carrinho abandonado dão aos contatos uma segunda chance de comprar. Eles permitem a recuperação de receita, trazendo o cliente de volta para concluir a compra, e podem ser totalmente automatizados, por isso não é necessário pensar neles quando estiverem ativos. Além disso, os e-mails de carrinho abandonado podem incluir incentivos dinâmicos com base no valor do carrinho.

O que os e-mails de abandono de carrinho devem conter?

Tenha em mente que, com o e-mail de abandono de carrinho especificamente, você está tentando fazer o cliente clicar e voltar até sua loja online.

Os e-mails de carrinho abandonados devem ser simples, diretos e fáceis de entender (por exemplo, deve ficar claro que o objetivo do e-mail é dar ao contato a chance de lucrar com itens que eles gostaram, mas não compraram).

Aqui estão três elementos que fazem uma campanha de e-mail de abandono de carrinho de sucesso:

Incentivos

Em doses controladas, inclua frete grátis ou descontos não oferecidos anteriormente para incentivar a compra.

Produtos certos

Embora pareça óbvio, certifique-se de mostrar o nome do produto, o preço, a imagem e a descrição curta dos itens certos. Os dados mostram que você sabe o que cada indivíduo pretendia comprar, portanto, inclua elementos exatos desses itens para inspirar a compra.

Recomendações

Leve os e-mails de abandono típicos um passo adiante e atualize-os para incluir recomendações também. As recomendações de recuperação de carrinho permitem apresentar itens relacionados que os clientes também podem gostar, mas não exagere, pois você não quer se arriscar a distraí-los.

Em outro post vamos falar Dicas para melhorar os e-mails de carrinho abandonado, fiquem ligados!!

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