Como a experiência dos usuários impacta nas vendas

Como a experiência dos usuários impacta nas vendas

Você sabe como a experiência dos usuários impacta nas vendas? Quem trabalha na área de gestão de marketing já ouviu falar da importância da experiência do usuário para o sucesso de um negócio. No entanto, embora o tema seja conhecido, ainda há dúvidas sobre o seu real significado e, principalmente, sobre como implementá-la em um site.

Isso porque, hoje, tão importante quanto marcar presença na web é ter uma página que ajude a converter mais. Acredite, os seus potenciais clientes não querem apenas preço, eles também procuram um site que ofereça uma boa navegação. E a verdade é que nenhum usuário quer esperar o carregamento de um site, principalmente em um cenário dominado pelo boom dos dispositivos móveis.

Afinal, o que é experiência do usuário?

A experiência do usuário engloba todos os pontos de contato de um cliente com algum elemento da marca, desde uma peça de marketing até um produto. Em outras palavras, são as vivências de uma pessoa ao utilizar seu produto ou serviço e isso inclui também a parte emocional.

Em um e-commerce, por exemplo, a intenção é que o usuário se sinta à vontade e tranquilo para comprar na sua loja, certo? Quando um visitante acessa o seu site e fica satisfeito com a experiência, as chances de ele voltar à página, efetivar uma ou mais conversões e ainda indicar a empresa para seus colegas aumentam bastante.

De maneira resumida, os 4 pilares da experiência do usuário são:

  • usabilidade: o site deve ser simples de navegar;
  • utilidade: o conteúdo precisa ser útil, além de estar à disposição do usuário;
  • acessibilidade: o acesso ao material deve ser facilitado;
  • funcionalidade: a página precisa cumprir o objetivo para o qual ela foi pensada.

Quais benefícios uma boa experiência do usuário pode proporcionar?

Gera uma boa impressão

Lembra daquele ditado que diz que a primeira impressão é a que fica? Ele também vale para o online, já que ninguém deseja perder seu tempo precioso em uma página bagunçada ou que demore a carregar. Por isso, quando a experiência não é favorável logo de cara, o internauta não volta ao site.

Ajuda a converter visitantes em clientes

Sem dúvida, é muito bom contar com um número alto de visitas em sua página. Contudo, desde que isso venha acompanhado de uma boa taxa de conversão, concorda? Pouco adianta atrair um potencial cliente e falhar na hora da conclusão da compra em razão de um pop-up indesejado ou de um formulário longo demais.

Principalmente com o sucesso dos smartphones e tablets, investir em um site com design responsivo deixou de ser luxo e passou a ser uma necessidade.

Fideliza os usuários

Se você tem uma experiência positiva em um site, a tendência é divulgá-la espontaneamente para seus conhecidos e, claro, nas redes sociais. Seja real, seja virtual, o famoso boca a boca continua sendo decisivo na hora de definir uma compra.

 

Siga-nos no Facebook 

Veja mais conteúdos em nosso Blog

Deixe um comentário