Como a experiência do usuário pode influenciar as métricas?

Como a experiência do usuário pode influenciar as métricas?

Como a experiência do usuário pode influenciar as métricas?

Sendo utilizada corretamente e sendo otimizada, o usuário pode obter melhores resultados e alterar as métricas de forma significativa. Para garantir a melhor experiência possível, inclusive, pode diminuir a necessidade de investimentos mais complexos para buscar melhores resultados. De modo geral, a experiência do usuário atua de modo a:

Aumentar a taxa de conversão

Se o site ou mesmo a landing page deixar esclarecido para o cliente, como se inscrever na newsletter ou como fazer um teste do serviço, as chances são maiores de que o usuário tome uma ação, aumentando a taxa de conversão. Sobre o e-commerce, quanto melhor for a experiência do usuário, as chances são maiores de ele gostar e adquirir um produto.

Imagine, por exemplo, que o usuário está em seu smartphone navegando pelo seu site. E então ele decide conferir as ofertas e promoções e consegue fazer isso de uma forma bem simples. Tendo uma boa experiência, ele se dá conta que pode fazer a compra ali mesmo, sem nenhuma dificuldade. Consequentemente, isso portanto facilita a tomada de decisão por impulso e aumenta a taxa de conversão.

Aumentar o tempo de sessão

Um site que forneça boa experiência ao usuário que está acessando geralmente é um site agradável de usar ou seja, possui uma boa formatação, um design responsivo simples e efetivo e uma boa navegação sem muita espera no carregamento da página, além de ser útil. Com isso, é muito mais fácil buscar e manter a atenção do usuário, fazendo com que ele passe mais tempo no seu site.

Se você investir na experiência do usuário isso faz com que ele queira ficar mais tempo no seu site e se interesse por outros itens, seções e serviços. Isso aumenta a rentabilidade do investimento com divulgação, por exemplo, já que com um mesmo investimento o usuário passou mais tempo no site e foi além da chamada para ação.

Diminuir a taxa de rejeição

A taxa de rejeição ou bounce rate é uma métrica que precisa ser avaliada constantemente, já que quanto maior ela for, o usuário está mais insatisfeito. E por isso, ao investir na experiência do usuário você consegue permitir que ele possa navegar de maneira muito mais agradável e segura, diminuindo a sua rejeição. Isso faz com que o cliente deixe de evitar entrar no site porque é muito complicado ou pouco intuitivo, por exemplo, gerando mais oportunidades de negócio.

Um fator que é importante e que deve ser levado em conta para otimizar os resultados do seu site é a experiência do usuário. Se a experiência for boa, mais tempo o usuário passará no site e maior será a taxa de conversão, ao mesmo tempo em que a taxa de rejeição sofrerá uma diminuição.

 

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