Presença digital: não estar na internet faz sua empresa perder clientes

Presença digital: não estar na internet faz sua empresa perder clientes 24/08/2021

Ter presença digital é essencial para conquistar clientes e manter a visibilidade de empresas de todos os segmentos. Continue a leitura e saiba mais!

Com a evolução constante da tecnologia e com o cenário da pandemia, a presença digital, já necessária, tornou-se praticamente uma obrigação para empresas que querem crescer e conquistar mais clientes.

Independente do ramo de atuação da empresa, estar presente na internet é estar conectada com o mundo, sendo a porta de entrada para inúmeras possibilidades de vendas e crescimento. 

Diante disso, nos dias atuais é praticamente impossível realizar qualquer tipo de negócio sem estar presente nos meios digitais.

E para explicar sobre este assunto, trouxemos este conteúdo. Confira!

 

O que é presença digital?

Presença digital é o modo que uma empresa ou marca está posicionada no meio digital.

Ela abrange todos os canais de comunicação, conteúdos e informações gerados pela empresa no meio digital.

Ou seja, é todo tipo de informação postada em quaisquer meios digitais e que marquem de alguma forma a presença do negócio, como por exemplo fanpage, sites, banners e aplicativos. 

A presença digital é feita através de 3 formas:

  • Presença própria – conteúdos digitais mantidos e gerenciados pela própria empresa, como sites, perfis em redes sociais e blog;
  • Presença orgânica – conteúdos gerados pela empresa e que tem capacidade de atrair o engajamento das pessoas de forma espontânea, sem anúncios pagos;
  • Presença paga – conteúdo divulgado por meio de anúncios pagos a fim de aumentar o alcance da marca.

Independente do modelo adotado no plano de marketing da empresa, o seu objetivo é evidenciar, expandir as possibilidades de negócios da empresa e criar uma ponte de relacionamento com os potenciais clientes.

 

Importância da presença digital

Onde as pessoas vão quando possuem alguma dúvida ou querem comprar determinado produto? Normalmente, o primeiro passo é pesquisar na internet. E, se você não está lá, não será encontrado por possíveis clientes. 

Em um mercado cada vez mais competitivo é fundamental investir em canais digitais, sendo um dos primeiros passos para ampliar as possibilidades de negócios da empresa.

Além disso, com as mudanças vivenciadas, especialmente nos últimos anos, a internet passou a ser o principal meio de comunicação entre as empresas e seus clientes, o que evidencia ainda mais a importância da presença digital.

Contudo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, para ter presença em um mundo digital, não adianta apenas ter perfis nas redes sociais, como Instagram ou Facebook. É preciso estar onde seu público está, e usar essas ferramentas para se comunicar com ele.

 

Motivos para você investir na presença digital

A presença digital pode proporcionar diversas vantagens para as empresas.

Assim listamos alguns motivos pelos quais sua empresa deveria investir nela.

 

Autoridade no segmento

A presença digital pode ser uma excelente ferramenta para demonstrar o domínio que a empresa tem com o seu produto ou serviço, e assim diferenciar-se dos concorrentes e ser vista como uma autoridade no segmento.

 

Fidelização dos clientes

Quando os clientes interagem e acompanham a empresa, passam a ter uma relação mais próxima e natural. Ou seja, passa a ter um contato mais humanizado, que os faz sentir mais confortáveis em realizar negócios.

 

Credibilidade

Quando os clientes acompanham o desenvolvimento da marca de perto, é muito mais fácil estabelecer uma boa credibilidade E isso pesa na decisão de confiar na marca e realizar o negócio.

 

Visibilidade de marca

Empresas com presença digital passam a ter maior visibilidade, pois a internet é o meio mais rápido e utilizado para busca de informações. Portanto, é uma excelente forma de tornar a sua marca visível para um número muito maior de pessoas.

 

Maior possibilidade de negócios

Com maior visibilidade da empresa, é normal que mais pessoas entrem em contato e se interessem por seus produtos ou serviços. Assim, as possibilidades de negócios aumentam.

 

Acompanhamento do público

A presença nos meios digitais, seja por rede social, sites ou outras plataformas, é uma maneira de ter um contato mais próximo com seu público, e assim entendê-lo melhor..

Pelas mídias sociais, por exemplo, é possível analisar o comportamento das pessoas, ter acesso a comentários, opiniões e feedbacks deixados. Com base nestas informações é possível criar planos e estratégias assertivos e voltadas para o seu público alvo.

 

Estratégias de marketing digital que melhoram a presença digital

Dentre algumas ações que fazem parte de uma boa estratégia para maximização dos resultados da presença digital, estão:

 

Adote estratégias de SEO

O SEO (otimização de sites para motores de busca) é um conjunto de ações e técnicas aplicadas à estrutura dos conteúdos, tornando-os mais atrativos tanto para o seu público, quanto para os mecanismos de buscas.

O objetivo ao aplicar estas técnicas é tornar o conteúdo melhor que os dos concorrentes, melhorando a sua posição nos buscadores, garantindo assim que as pessoas o encontrem com maior facilidade.

 

Aposte no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a base para todas as outras estratégias e é por este motivo que se fala tanto em conteúdo dentro de qualquer estratégia de marketing.

Um dos principais objetivos da presença de uma empresa no meio digital é oferecer conteúdos relevantes ao seu público, gerando valor e oferecendo solução aos seus problemas.

Assim, empresas que ignoram esta etapa têm grandes chances de perder o engajamento dos seus clientes e reduzir a sua lista de contatos.

 

Invista no e-mail marketing

Se sua empresa deseja ter uma presença digital imponente, investir no e-mail marketing é fundamental. 

Por meio dele é possível criar uma relação mais direta com as pessoas que têm interesse no seu produto ou serviço. Além disso, possibilita ter dados que facilitem a mensuração dos resultados.

 

Esteja nas redes sociais

As mídias sociais são um importante canal de comunicação com o público, além de ser uma ferramenta com excelente alcance. É através delas que os conteúdos criados pela empresa passam a ter maior visibilidade e criam uma ligação mais próxima com seu público.

Contudo, a presença digital vai muito além de apenas criar perfis nas redes sociais, postar fotos e hashtags. É um conjunto de ações e estratégias criadas com base em informações, necessidades e objetivos de cada negócio.

 

Como você pode perceber, ter presença digital é essencial para o sucesso das empresas. Ou seja, não estar presente na internet pode te fazer perder clientes e ótimas oportunidades de negócios.

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